ANUNCIE GRÁTIS

Obrigatórios no Brasil desde o dia primeiro de janeiro de 2014, os freios ABS nem sempre foram bons conhecidos dos brasileiros. O sistema antitravamento é um item de segurança importante que salva vidas diariamente. E você pode nem notar que ele está atuando. O ABS equipou um carro no Brasil pela primeira vez em 1991 com o Volkswagen Santana, chegando depois ao Chevrolet Ômega. Veja a seguir como funciona o sistema.

O que é ABS?

É um sistema de freios complementar ao sistema convencional que evita o travamento das rodas em uma frenagem brusca de emergência. Seu nome vem da sigla em inglês para Antilock Braking System. No painel do veículo, o ABS é identificado por um luz amarela que traz exatamente a sua sigla, mostrando que tudo está em perfeito funcionamento se ela se apagar ou revelando um problema se permanecer acesa. 

Como funciona o ABS?

Usando sensores, o sistema monitora a velocidade nas rodas e, ao identificar que a frenagem causará o travamento de uma ou mais rodas, ele consegue atuar de forma independente em cada um para evitar que isso ocorra. O freio aplica pressão e solta continuamente durante alguns segundos, pinçando o disco ou o tambor, dependendo do sistema. Mas ele só entra em ação ao pisar no pedal do freio com força.

Quais são suas características?

Ao entrar em ação, a principal característica do ABS é uma trepidação no pedal do freio. Se isso não ocorrer, significa que o ABS não agiu, mas de qualquer forma ele segue monitorando a velocidade nas rodas. 

Quais são as vantagens do ABS?

Além de evitar que as rodas travem, o sistema permite que o condutor mantenha o controle da direção para fazer manobras. Ou seja, é possível girar o volante e desviar de obstáculos enquanto o sistema atua para parar o carro, freando sem perder a dirigibilidade. Outra vantagem é o menor tempo e a menor distância de frenagem - já que as rodas não travam, o carro não desliza ou derrapa por perder contato/atrito com o solo. E sua eficiência ocorre mesmo em pisos com baixa aderência com areia, grama ou asfalto molhado.

Leia mais



Comentários


Pesquisa Rápida
Encontre aqui seu veículo novo!










Lojas


PUBLICIDADE

Notícias

mais notícias


Lojas em destaque

Diogo Veículos

G Motos

Rudinei Veículos

Sérgio Automóveis